quarta-feira, 4 de novembro de 2009

UNIDADE 4

ATIVIDADE 4.1. “Currículo, projetos e tecnologia”
FÓRUM: Ler a entrevista “Pedro Demo aborda os desafios da linguagem no século XXI” (no guia do cursista) e a poesia: “Mãos dadas” de Carlos Drummond de Andrade (disponível no link, no conteúdo do módulo).
Elaborar uma síntese. Postar no fórum “Currículo, projeto e tecnologia” e comentar dos colegas.

ATIVIDADE 4.2 “Socializando uma experiência com projeto em sala de aula”
BIBLIOTECA:
Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula? Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula? Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.
-Elaborar um texto descritivo, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Digite no Broffice, salve com um nome que facilite a sua identificação (ex: nomeativ_4). Postar na Biblioteca no Tema: Socialização e subtema: Atividade 4.2

ATIVIDADE 4.3 “Projetos de trabalho em sala de aula com a integração de tecnologias ao currículo”
BIBLIOTECA:
Elaborar um plano de aula conforme roteiro disponível no Portal do Professor. Postar na Biblioteca com o tema: Plano de aula e subtema: Atividade 4.3
FÓRUM:
-Ler e comentar no fórum: “Projetos de trabalhos em sala de aula” pelo menos 2 trabalhos postados por colegas na biblioteca.

ATIVIDADE 4.4. “Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo”
Ler os seguintes artigos disponíveis no guia do cursista: “Articulações entre áreas de conhecimento e tecnologia. Articulando saberes e transformando a prática”; “Desafios e possibilidades da integração de tecnologias ao currículo”; “Pedagogia de projetos: fundamentos e implicações; “A tecnologia é uma estratégia”.

BIBLIOTECA:
Após a leitura dos artigos indicados, apontar as idéias principais, buscando responder as seguintes perguntas:
- O que é currículo?
- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Registrar suas respostas com o uso de editor de texto, salvar com o nome forma: ativ_5_seunome. e Postar este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ-5 Conceitos_Curriculo e TIC”.

ATIVIDADE 4.5. “Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias”
-Navegue no Portal do Professor, clique na opção Interação e Colaboração e explore as diferentes áreas de interação e colaboração (chats, blogs, etc).
- Pesquise na internet a existência de outros projetos curriculares com o uso de tecnologia e crie uma apresentação com 3 slides para expor no momento presencial.

As formadoras

Nenhum comentário:

Postar um comentário