quinta-feira, 2 de maio de 2013

Unidade 3 - Prática Pedagógica e Mídias Digitais


Trabalhamos com hipertexto e internet na unidade anterior, agora a tônica é hipermídia que são hiperdocumentos que contêm outros meios de comunicação além do estritamente textual.

Objetivos:

• Planejar aulas e atividades escolares que incluam o uso de material digital em mídias
diversas.
• Criar produtos digitais que incluam alguns outros meios além do textual.
• Propor atividades em que os cursistas criem produtos mesclando mídias diversas.
• Conhecer parte do que há disponível nos computadores de suas escolas, em meios além do
exclusivamente textual, e saber como acessá-los.
• Conhecer parte do que há disponível nos repositórios da Internet, em meios além do
exclusivamente textual e saber como acessá-los — em particular os oferecidos pelo MEC e
pelos sistemas públicos da região em que atuam.
• Buscar no Portal do Professor sugestões de uso de produtos em multimeios.
• Postar no Portal do Professor suas sugestões de uso de produtos em multimeios.

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS 

Atividade 3.1: Conhecendo repositórios de material digital (Primeira semana)

Esta atividade inclui um passeio pelo Portal do Professor pelas diferentes áreas e também pelo “Espaço da aula” ali há sugestões de como criar aulas explorando material digital.
Vá ao link “Recursos educacionais” escolha as categorias que mais interessam a você. Escolha alguns vídeos e animações para assistir, e escute alguns dos arquivos de áudio.
Crie um documento no editor de texto contendo o título de cada produto de que gostar e coloque junto o endereço da página e um comentário seu e poste na biblioteca em unidade_3_atividade_1_seu_nome, no tema “Conhecendo produtos multimídia” e subtema: Atividade 3.1. Coloque como título “Produtos e Objetos do Portal do Professor”.

Atividade 3.2 (Primeira Semana)
Não esqueça de linkar o trabalho postado na atividade 3.1 ao seu portfólio e publicá-lo na biblioteca no tema: Portfólio, subtema: Atualização.
Depois de conhecer o que há no Portal do Professor, sugerimos que explore outros materiais como:
http://rived.proinfo.mec.gov.br
http://dominiopublico.gov.br
Verificar o kit TV Escola com dvd's que existe na sua escola.

Atividade 3.3: Conhecendo repositórios de material digital - Navegando por vídeos e outras mídias (Segunda semana)
Esse  é o momento de conhecer os recursos que estão no pacote do Linux educacional, os recursos de vídeos no kit TV Escola nos computadores da sua escola. 
Selecione os vídeos que você acha importante que outros colegas possam utilizar e compartilhe esta lista no fórum.
Compartilhe e comente no fórum: “Material digital” os produtos da TV Escola escolhido por você e por seus colegas de curso.

Atividade 3.4: Classificando material digital  (Segunda Semana)
Classificar os produtos escolhidos seguindo o padrão do Portal do Professor. Tais como:
Nível de Ensino: (Fundamental 1 ou 2, EM)
Modalidade (Ensino Regular, EJA, Indígena)
Componente Curricular:
Tema:
Tipo de recursos (áudio, vídeo, animação, simulação, imagem, mapa...)
Monte seu trabalho no editor de texto, depois salvar esse documento com o nome: “produto_multimidia” e poste na biblioteca no tema: “Avaliações de produtos multimídia”, subtema: Atividade 3.4

Atividade 3.5: Criando produto hipermídia (Terceira Semana)
Na semana anterior, foram visitados alguns repositórios de produtos multimídia. Agora vamos planejar seu uso em atividade a ser realizada com alunos.

Orientações:
1- Criar um produto hipermídia (link que vai para imagens, vídeos, sons) no editor de apresentações, fazendo uma animação usando textos e poucas imagens, montando uma apresentação em hipermídia onde ao clicar em um texto ou imagem, a apresentação salte para outra em que haja outro texto e/ou outras imagens, som (caso seja possível) e vídeos (google vídeos, youtube).Crie uma apresentação com 3 ou 4 slides (utilizando o BrOffice.org Impress, se você tem software livre instalado em sua escola, ou outro software de apresentação).
(essa atividade deverá ser apresentada no momento presencial).

Passo-a-passo do produto hipermídia:

Crie uma apresentação com o título “Proposta de atividade, esboço inicial”.
  1. No primeiro slide, coloque um título (pode ser provisório) para a atividade que vai propor. Pode ser baseado no produto em mídia digital que escolheu utilizar.
  2. Em um segundo slide, cite o(s) produto(s) em mídia digital que vai utilizar e, a seguir, os outros recursos materiais que podem ser necessários. Não se esqueça de citar onde se encontra(m) o(s) recurso(s) digital(ais) que escolheu.
  3. No terceiro slide, faça uma breve descrição da atividade que imaginou. Não deixe de incluir a série ou séries para as quais pode ser proposta a atividade. Junto, faça referência ao que espera que os alunos aprendam com ela. Se ajudar, pode citar os componentes curriculares envolvidos e competências que deve desenvolver. Lembre-se, este é um produto em tópicos, rápido. Apenas cite os requisitos que parecerem mais importantes. Para uma discussão aprofundada, usamos um espaço de textos ou hipertextos.
  4. No último slide, insira o produto em mídia digital que pretende usar. Se for muito grande, coloque só um link para ele.

2- Postar esse produto na biblioteca – material do aluno – no tema “Produto hipermídia” subtema: atividade 3.5

Atividade 3.6: Exercitar produto hipermídia (Terceira Semana)

Agora é a vez de levar o produto hipermídia criado para a sala de aula. Reúna-se em trio ou em dupla, escolha um dos produtos criados anteriormente (aquele que for mais factível, mais viável, mais executável pelo conjunto das mídias) e aplique-a na sala de aula. Enquanto um professor da equipe desenvolve a atividade com a turma, os outros da equipe observam e anotam, como os alunos reagem, como a atividade é conduzida pelo colega, como os equipamentos e os programas se comportam, etc. (Isso vai servir para a atividade 3.7)
1 – Orientar os alunos a montar apresentação com os recursos hipermídia da atividade anterior.

Atividade 3.7: Descrevendo atividade (Quarta Semana)

A proposta mais importante desta quarta semana é preparar o registro da atividade.
Orientações:
1- Criar documento descrevendo a atividade que planejaram e sua execução (utilizando o BrOffice, etc.).
Orientações para a descrição da atividade:
Do planejamento:
Qual ou quais são os objetivos de aprendizagem?
Em que séries pode ser realizada?
Qual ou quais os conteúdos de que trata?
É adequada para alguma ou algumas disciplinas em particular? Quais?
De quais recursos necessita (podem ser, por exemplo, computadores, Internet, programas de
computador, câmera fotográfica, ambiente de edição cooperativa, correio eletrônico...)
Que competências, saberes e capacidades precisam ter o professor? E os alunos?
Da execução:
Como os alunos se envolvem?
Os alunos conseguiram compreender o foco e os objetivos da atividade? A forma de apresentá-la foi clara para este grupo de alunos?
O que conseguiram fazer e perceber?
Que coisas chegaram a descobrir e a fazer que não estavam previstas?
Os equipamentos funcionaram a contento?
Os programas funcionaram a contento?

Salve com o nome: descrevendo_nome_ativ7 e poste na biblioteca no tema: “Descrevendo atividade”, subtema: Atividade 3.7.
Apresente-a no próximo encontro presencial.

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