segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Unidadce IV - Currículos, projetos e tecnologias


Nesta unidade os cursistas construirão uma síntese das aprendizagens desenvolvidas até agora, integrando os recursos tecnológicos à prática pedagógica de cada um, ou seja, interferindo diretamente no currículo desenvolvido pelo professor e em sua escola.

Objetivos:
• Reconhecer as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo.
• Integrar os recursos tecnológicos ao desenvolvimento de atividades curriculares.
• Identificar as implicações pedagógicas envolvidas no desenvolvimento do currículo com a integração de tecnologias.
• Reconhecer as diferentes concepções de currículo, enfatizando o conceito de currículo como construção social que se desenvolve por meio de ações, e integrar conhecimentos sistematizados com conhecimentos que emergem do cotidiano e da sociedade global.
• Realizar apresentações de suas experiências didáticas de integração de tecnologias ao currículo desenvolvidas durante o curso.
• Propiciar em sala de aula o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos.

ATIVIDADE 4.1.Currículo, projetos e tecnologia

Nesta atividade vamos analisar como a integração currículo, projetos e tecnologia pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho. Para isso pedimos que reflita:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes? 
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte? 
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Elabore uma síntese sobre suas reflexões e poste no fórum “Currículo, projeto e tecnologia”, aproveitando para comentar a síntese dos colegas.

Para ajudar a refletir sobre estas questões, leia a entrevista de Pedro Demo sobre o tema:  “Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Acesse a entrevista aqui.Leia também a poesia de Carlos Drummond de Andrade, "Mãos Dadas". Acesse a poesia neste site.

Atividade 4.2 - Socializando uma experiência com projeto em sala de aula

Você já vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula? Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de aula? Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala de aula envolvendo o uso de tecnologias.
Para ajudá-lo nesta descrição você pode seguir o roteiro abaixo:
  1. Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
    • Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
    • Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
    • Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
  2. Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
    Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo
    será: ativ-3_joaocarlosp

    Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.

  3. Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "socialização", sub-tema: "Ativ_4.2
  4. Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.

ATIVIDADE 4.3.Conceito de currículo e o processo de integração de tecnologias ao currículo
 
Leia os seguintes artigos disponíveis:





Orientações para realizar a atividade: Após a leitura dos artigos indicados, aponte as idéias principais, buscando responder as seguintes perguntas:
- O que é currículo?
- Quais as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como desenvolver projetos no âmbito do currículo?

Registre suas respostas com o uso de editor de texto, salve com o nome forma: ativ_4_seunome e poste este arquivo na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ4.3 Conceitos_Curriculo e TIC”.

ATIVIDADE 4.4.Compartilhando experiências sobre currículo, projetos e tecnologias
-Navegue no Portal do Professor, clique na opção Interação e Colaboração e explore as diferentes áreas de interação e colaboração (chats, blogs, etc).
- Pesquise na internet a existência de outros projetos curriculares com o uso de tecnologia e crie uma apresentação com 3 slides para expor no momento presencial. 

Textos para apoio nos estudos: Unidade 4 - Currículos, projetos e tecnologias.



Um comentário: