Nesta unidade os
cursistas construirão uma síntese das aprendizagens desenvolvidas
até agora, integrando os recursos tecnológicos à prática
pedagógica de cada um, ou seja, interferindo diretamente no
currículo desenvolvido pelo professor e em sua escola.
Objetivos:
• Reconhecer as
contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo.
• Integrar os
recursos tecnológicos ao desenvolvimento de atividades curriculares.
• Identificar as
implicações pedagógicas envolvidas no desenvolvimento do currículo
com a integração de
tecnologias.
• Reconhecer as
diferentes concepções de currículo, enfatizando o conceito de
currículo como construção
social que se desenvolve por meio de ações, e integrar
conhecimentos sistematizados com
conhecimentos que emergem do cotidiano e da sociedade global.
• Realizar
apresentações de suas experiências didáticas de integração de
tecnologias ao currículo
desenvolvidas durante o curso.
• Propiciar em sala
de aula o desenvolvimento de projetos de trabalho pelos alunos.
ATIVIDADE
4.1. “Currículo, projetos
e tecnologia”
Nesta atividade vamos analisar como a integração currículo, projetos e tecnologia pode se efetivar na prática pedagógica com projetos de trabalho. Para isso pedimos que reflita:
Será que usando computadores e Internet nas atividades curriculares faremos as mesmas coisas que fazíamos antes?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Será que haverá mudanças em nossa atuação docente?
O que mudará na aprendizagem do aluno?
Que novos aspectos vão requerer maior atenção de nossa parte?
Poderemos criar novas estratégias que potencializem a aprendizagem de nossos alunos?
Elabore uma síntese sobre suas reflexões e poste no fórum “Currículo, projeto e tecnologia”, aproveitando para comentar a síntese dos colegas.
Para ajudar a refletir sobre estas questões, leia a entrevista de Pedro Demo sobre o tema:
“Os desafios da linguagem do século XXI para a aprendizagem na escola”. Acesse a entrevista aqui.Leia também a poesia de Carlos Drummond de Andrade, "Mãos Dadas". Acesse a poesia neste site.
Atividade 4.2 - Socializando
uma experiência com
projeto em sala de
aula
Você já
vivenciou uma experiência trabalhando com projetos em sala de aula?
Ou conhece alguma experiência de trabalho com projetos em sala de
aula? Nessa atividade, cada participante deverá descrever uma
experiência vivenciada ou conhecida de trabalho com projetos em sala
de aula envolvendo o uso de tecnologias.
Para ajudá-lo nesta descrição você pode seguir o roteiro abaixo:
- Elabore um texto descritivo no Editor de textos do BrOffice, destacando aspectos relacionados
aos conteúdos curriculares trabalhados e aos recursos tecnológicos. Responda as questões:
- Quais os conceitos, atitudes e procedimentos mobilizados e/ou desenvolvidos pelos alunos?
- Como os conteúdos trabalhados se integram ao currículo das disciplinas envolvidas?
- Quais as contribuições das tecnologias e mídias utilizadas ao desenvolvimento da atividade?
- Salve o documento na pasta “Meus documentos”, atribuindo um nome que facilite a sua
identificação, da seguinte forma: ativ-X_seunome.
Por exemplo: para esta atividade, realizada pelo João Carlos Pereira, o nome do arquivo
será: ativ-3_joaocarlosp
Recomendamos não utilizar acentos, cedilha, sinais de pontuação e outros caracteres especiais. O traço que sugerimos utilizar (sinal de underline, underscore ou sublinhado) é aceito pelo computador como uma letra comum.
- Poste o arquivo desta atividade na Biblioteca, em Material do Aluno, tema "socialização", sub-tema: "Ativ_4.2
- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno, para conhecer suas reflexões e relatos.
ATIVIDADE
4.3. “Conceito de currículo e o
processo de integração de tecnologias
ao currículo”
Leia os
seguintes artigos disponíveis:
“Articulaçõesentre áreas de conhecimento e tecnologia: Articulando saberes e transformando a prática”;
Orientações para realizar a atividade: Após a
leitura dos artigos indicados, aponte as idéias principais,
buscando responder as seguintes perguntas:
- O que é currículo?
- O que é currículo?
- Quais
as contribuições das tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como
integrar efetivamente as tecnologias ao desenvolvimento do currículo?
- Como
desenvolver projetos no âmbito do currículo?
Registre
suas respostas com o uso de editor de texto, salve com o nome forma:
ativ_4_seunome e poste este arquivo na Biblioteca, em Material do
Aluno, tema "Unidade-4", sub-tema "Ativ4.3
Conceitos_Curriculo e TIC”.
ATIVIDADE
4.4. “Compartilhando experiências sobre
currículo, projetos e tecnologias”
-Navegue no Portal do Professor, clique na opção Interação e Colaboração e explore as diferentes áreas de interação e colaboração (chats, blogs, etc).
-Navegue no Portal do Professor, clique na opção Interação e Colaboração e explore as diferentes áreas de interação e colaboração (chats, blogs, etc).
-
Pesquise na internet a existência de outros projetos curriculares
com o uso de tecnologia e crie uma apresentação com 3 slides para
expor no momento presencial.
Textos para apoio nos estudos: Unidade 4 - Currículos, projetos e tecnologias.
Legal, parabens pela matéria !
ResponderExcluirCalçados da Moda